Garotas de Vidro, Laurie Halse Anderson


"Garotas de Vidro" é um livro muito intenso, a autora apresenta o mundo das pessoas que sofrem transtornos alimentares.


Lia é uma garota de 18 que pesa 50 kg e tem vários problemas, ela tem bulimia e se corta. Lia já possou por varias internações e durante o tempo que passou lá aprendeu vários truques para se manter magra, cada dia a aparência de Lia piora.
Eu não deveria. Não posso. Sou uma gorda gigante e tenho nojo de mim mesma. Eu já ocupo espaço demais. Sou uma hipócrita feia e malvada. Sou um problema. Sou um lixo. Quero dormir e não acordar, mas não quero morrer. Quero comer como uma pessoa normal, mas preciso ver meus ossos ou vou me odiar ainda mais e poderia arrancar meu coração e tomar todos os comprimidos já fabricados na história


Cassie a amiga de Lia, morreu em um quarto de hotel, antes de morrer Cassie ligou 33 vezes para Lia. Depois da morte de Cassie, Lia começa a ser perturbada por fantasmas e sua condição física e mental começa a piorar. 
- Você não está morta, mas também não está viva. Você é uma garota gelada, Lia-Lia, presa entre dois mundos. Você é um fantasma com um coração que bate. Logo você cruzar a fronteira e ficar comigo. Estou tão empolgada. Tenho tanta saudade.Você não consegue ler esse livro só uma vez, você fica tentando entender a mente de Lia, que usa muitas metáforas para se expressar, como: Pássaros mortos, sangue e fantasmas.  Durante a leitura é difícil distinguir o que é realidade ou fantasia da mente de Lia.

Laurie Halse Anderson nos mostra um mundo de agonia, algumas paginas me deixaram com nojo e outras com muita pena da Lia. Laurie Halse se baseou em alguns relatos de pessoas com anorexia  para escrever o livro.

"Garotas de Vidro" é um livro que me conquistou aos poucos, tenho que admitir que só comprei o livro pela capa e por estar em promoção, Mas depois que conheci Lia foi impossível para mim parar de ler. Cada vez que Lia voltava para o passado e relembrava alguma coisa que Cassie e ela faziam juntas ou quando o fantasma de Cassie voltava para assombra-la , eu me sentia dentro da mente de Lia e podia compartilhar os sentimentos que ela sentia.

Titulo: Garotas de Vidro
Autor: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Paginas: 272
Preço: 16,90 R$

3 comentários:

Lucas Fagundes Leite disse... [Responder comentário]

Uau! Não tinha a mínima ideia que esse livro falava de um assunto tão sério! Pela capa, pensei que fosse mais um romance sobrenatural, mas pelo jeito me enganei.

Abraços,
Lucas Fagundes - http://literaturalmenteliteral.blogspot.com.br/

Suzi disse... [Responder comentário]

Eu já li esse livro e apesar de ser bem forte eu gostei bastante!!
A historia trata de um assunto polêmico e muito importante que muitos deixam passar.
Com certeza é um livro bem impactante mas cheio de informações importantes!! *-*
A capa é muito linda eu adoro!!
Bjus

Daiane S. disse... [Responder comentário]

Meus gêneros favoritos de livros são o policial e o drama, este parece ser um ótimo representante do último grupo! Vou tentar ler!

Postar um comentário